Cristãos X Ateus

Conversando com um colega de trabalho sobre religião e crença ou não em Deus, ele ficou surpreso que Karine era ateia, pois segundo ele o índice de mulheres que não acreditam em Deus é bastante pequeno.

Independentemente das estatísticas, nestes dias que passei em casa dei uma folheada no livro Deus - Um Delírio, de Richard Dawkins. O livro é bastante interessante, e segundo ele mesmo, tem por objetivo "(...) não apenas provocar os religiosos convictos, mas principalmente levar os religiosos "por inércia" a pensar racionalmente a sua crença (...)". É legal uma frase que tem logo nas primeiras páginas: "Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" 

Bem, na conversa com meu colega, ele citou uma frase bastante interessante:

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” (Stephen Henry Roberts)

Complementando a frase, ele me mostrou a seguinte imagem. Dê uma olhada com cuidado (provavelmente será necessário clicá-la para ela aparecer completa, pois ela é beeeeem comprida). A idéia por trás da frase e da imagem é que se vc acredita em um Deus de uma religião, vc não acredita no Deus de outra religião, e consequentemente, será Ateu para a outra pessoa. Interessante o raciocínio....

Para finalizar, duas charges que encontrei, que representam bem o que eu acho da maioria das religiões:



7 comentários:

Unknown disse...

tem provas que Deus existe os anos são contatos antes depois de Cristo, o mundo foi feito por Deus e não por uma explosão como um mundo tão bem feito pode ter vindo de uma explosão, Deus fez o homem e não o Homem veio do macaco porque os outros macacos não evoluíram?
E acreditar em Deus não e o mesmo acreditar em fadas, olha quantas coisas que Deus feiz por nois e quantas pessoas acreditam. E se as fadas existissem eu ganharia dinheiro pondo meu dente debaixo do travesseiro

Kelânia disse...

Os anos serem contados considerando o nascimento de cristo é uma convenção, essa é boa, eu já tinha lido muito argumento fraquinho, mas esse para mim é novo! Na verdade o meu comentário vai no sentido de opinar a respeito do numero de mulheres atéias: não penso que existam poucas, eu mesma conheça muitas, mas todas tem um respeito tão profundo pelas amizades que cultivou ao longo dos anos, pelos familiares (em especial pelos pais), que se ressentem até mesmo ao pensar em contar abertamente o que pensam. Todas elas acreditam, assim como eu, que vale muito mais o amor de uma mãe do que travar essa batalha. Sou professora universitária, e lá me sinto na obrigação de ser absolutamente sincera com respeito ao tema. Já no meio familiar, não acho que valha a pena. Um abraço e parabéns pela postagem! Kelânia

Regis Mesquita disse...

Prezados,

recomendo um texto:
Ateísmo do filho, a preocupação da mãe e o medo da liberdade

do site Psicologia Racional - http://www.psicologiaracional.com.br/

abraços

Pedro Costa disse...

Olha até que ponto chegou a atrofia do cérebro do garoto do primeiro comentário.
“tem provas que Deus existe” ; Então mostre.
“o mundo foi feito por Deus e não por uma explosão”; Há evidências que dizem o contrário.
“como um mundo tão bem feito pode ter vindo de uma explosão”; Falácia lógica. Como pode haver raios sem Zeus?
“Deus fez o homem e não o Homem veio do macaco porque os outros macacos não evoluíram”; Tente estudar o evolucionismo antes de vir perguntar asneiras do tipo. O homem tem um ancestral em comum com os macacos. Cerca de 6 milhões de anos atrás, a evolução desse ancestral se bifurcou em Humanos e um ancestral dos chimpanzés e de uma outra espécie de macaco que eu não me recordo.
“E acreditar em Deus não e o mesmo acreditar em fadas”; Neste ponto eu concordo, é a mesma coisa que acreditar em gnomos ou na mula-sem-cabeça.
“quantas coisas que Deus feiz por nois e quantas pessoas acreditam”; Nunca fez nada, pois não existe. E o fato de tantas pessoas acreditarem, uma mentira repetida mil vezes não se torna uma verdade. Uma idiotice praticada por milhões não se torna menos idiota.
Próximo!

Anônimo disse...

O relato bíblico da saída do povo de Israel do Egito pode ser comprovado cientificamente. Segundo um documentário da televisão britânica BBC, os resultados de pesquisas científicas e os achados e estudos de egiptólogos e arqueólogos desmentem a afirmação de que o povo de Israel jamais esteve no Egito. Contrariamente às teses de alguns teólogos, que afirmam que o livro de Êxodo só foi escrito entre o sétimo e o terceiro séculos antes de Cristo, os pesquisadores consideram prefeitamente possível que o próprio Moisés tenha relatado os fatos descritos em Êxodo – o trabalho escravo do povo hebreu no Egito, a divisão do Mar Vermelho e a peregrinação do povo pelo deserto do Sinai. Eles encontraram indícios de que hebreus radicados no Egito conheciam a escrita semita já no século 13 antes de Cristo. Moisés, que havia recebido uma educação muito abrangente na corte de Faraó, teria sido seu sábio de maior destaque. E isso teria dado a ele as condições para escrever o relato bíblico sobre a saída do Egito, conforme afirmou também um documentário do canal cultural franco-alemão ARTE.
Hoje muitas pessoas não querem crer em Jesus e na Sua obra de salvação, por isso colocam em dúvida a veracidade das histórias bíblicas, pois gostariam de interpretá-las de outra maneira. Mas ninguém o conseguiu até hoje, pois continuamente são encontradas novas provas que confirmam a exatidão dos relatos bíblicos. Como poderia ser diferente, se o texto original da Bíblia foi inspirado pelo próprio Deus?

Muitas falsas doutrinas, ideologias e teorias têm sua origem em uma postura contrária a Deus. Karl Marx e Friedrich Engels, por exemplo, odiavam tudo que dizia respeito a Deus. Charles Darwin também rejeitava a Deus. Ele desenvolveu a teoria da evolução porque tinha se afastado conscientemente de Deus. Evidentemente, quando se faz isso, precisa-se buscar uma nova explicação para tudo o que existe visivelmente. Mas o pensamento lógico já nos diz que aquilo que nossos olhos vêem não pode ter surgido por si mesmo. Peter Moosleitner (que por muitos anos foi redator-chefe da popular revista científica alemã PM) acertou em cheio ao afirmar: "Tomemos a explosão inicial, talvez há 16 bilhões de anos – ali reinavam condições que conseguiam reunir, num espaço do tamanho da ponta de uma agulha, tudo o que forma o Universo. Então, esse ponto se expandiu. Segundo essa concepção, temos duas alternativas: (1) Paramos de perguntar pelas origens do Universo. (2) Se existe algo capaz de colocar o Universo inteiro na ponta de uma agulha, como poderei chamá-lo, a não ser de Deus?"

Mas, na verdade Deus é infinitamente maior! Ele criou tudo a partir do nada, através de Sua Palavra, e isso não aconteceu há bilhões de anos, mas há cerca de 6000 anos atrás, em apenas seis dias. Hebreus 11.3 diz: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." A Palavra de Deus não é apenas absoluta verdade e absolutamente poderosa, ela também salva por toda a eternidade, concede vida eterna, livra do juízo, e vence até a própria morte. Jesus Cristo diz: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24). (Norbert Lieth - http://www.chamada.com.br)

Shyrlei disse...

É exatamente isso, certinho, só nós os ateus somos livres em nosso pensar, portanto mais inteligentes e lógicos em nosso raciocinio, sem interferencia da nociva influencia biblica. Cremos que nada existia e nada aconteceu e então nada magicamente explodiu por razão nenhuma criando tudo e então um punhado de nada se rearranjou por si só sem absolutamente qualquer razão em partes auto-replicantes as quais se tornaram dinossauros. Isso sim faz todo sentido!!

Anônimo disse...

que legal,todos vocês pensando que podem explicar o que é Deus, vão procurar uma religião e depois venham falar!

Postar um comentário